terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

IGREJA SEG UNDO SANTO AGOSTINHO


                                           A IGREJA SEGUNDO SANTO AGOSTINHO

    “Eis que o Senhor, depois de sua ressurreição, aparece novamente aos discípulos. Interroga Pedro e o obriga a confessar três vezes seu amor, a ele que, por medo, três vezes o negara. Cristo ressuscitou na carne, e Pedro segundo o espírito; pois, enquanto o Senhor morria sofrendo, Pedro morria negando. Cristo Senhor ressuscitou dentre os mortos, e Pedro ressuscitou graças ao amor de Cristo para com ele. Àquele que agora o confessava, interrogou sobre seu amor, e lhe confiou suas ovelhas.(Jo 21,16.17).
      As ovelhas confiadas a Pedro é a sua Igreja. O rebanho, a Igreja de Cristo tem a sua frente alguém provado pelo Senhor. Três vezes negou, três vezes confirmou o seu amor. O Senhor nada mais pergunta, a não ser se o amava. Cristo não confia a Pedro coisa mais alguma senão o pastoreio de suas ovelhas”.   Sermões 295,2: Entre estes somente Pedro mereceu representar toda a Igreja. Por causa desta representação da Igreja, que somente ele conduziu, mereceu escutar "Eu te darei as chaves do reino dos Céus"
Carta 53, 2: Desta forma, se a linha sucessória dos apóstolos deve ser levada em consideração, com que maior certeza e benefício à Igreja devemos retornar até alcançar o próprio Pedro, a quem,como uma figura que comporta toda a Igreja, o Senhor disse "Sobre esta pedra edificarei e minha Igreja, e os portões do inferno não prevalecerão contra ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário