segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012



FÉ CATÓLICA E APOSTOLICA.
     A nossa fé é uma fé de qualidade, ou seja,  católica e apostólica. Os bispos da igreja católica,  são os legítimos sucessores dos apóstolos. Todos os sacramentos celebrados na Igreja é uma ação apostólica. Ou seja,  é conferido ou ministrado por ordem do bispo, legitimo sucessor dos apóstolos. Por isso tem validade. O presbítero, o padre ao celebra-lo, o faz por ordem do bispo. Sem a ordem não há validade. É nulo  qualquer sacramento celebrado ou seja conferido sem a ordem  dos sucessores dos apóstolos. Tudo tem a sua Raiz em Pedro. Se o ramo não permanece na videira, não pode produzir frutos. Todo ramo cortado seca,  e morre. Esta ordem não pode ser usurpada. Ou seja apropriar-se dela. Todo poder usurpado é falso e enganador, não condiz com a verdade.
     Jesus age em conformidade com o Pai. “Eu e o Pai somos um”.  A Igreja católica age em conformidade com Cristo. A Igreja é una em Cristo.  Por Cristo com Cristo e em Cristo.  Nenhum presbítero pode exercer de forma válida o ministério sem  comunhão com o seu Bispo. O bispo governa a Igreja o presbítero participa deste governo por ordem do bispo. Na verdade, todo o batizado em nome  cristo é membro da Igreja, cuja caça é Cristo. O leigo é Igreja, nós, presbíteros prestamos um serviço na Igreja não somos nada ,somos apenas servidores.  Quem tudo concede,  é Cristo.  “Somos, na  verdade, servos inúteis. Fazemos oque devemos fazer”. Todo batizado  possui  os três múnus, Sacerdote,  Profeta e Rei. Cristo possui os três múnus , o cristão deve ser um outro Cristo na terra, “já não sou eu que vivo mas Cristo que vive em mim”, “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”.  ( Jo  6,54  )
“Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus” (Rm 12, 1).  Ser hóstia viva eis o nosso desafio. Aparece aqui também um convite a santidade.  Ser Santo é ser alguém separado do mal.  Sede santo, como vosso Pai celeste é Santo. A Igreja de Cristo é Santa. Os  Apóstolos,  receberam de Jesus o dom da santidade.   “Jesus soprou sobre  eles, dizendo: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes  os  pecados, lhes serão perdoados”  ( Jo 20,22,23 ) A Igreja é Santa em seu fundador, em seus meios, em seu fins, em sua doutrina e em seus membros.  O católico precisa tomar consciência desta verdade. Cristo santifica o mundo através de sua Igreja.
Ela, a Igreja é fermento de santidade. Por isso o mundo a rejeita e a persegue.  “Não vos conformeis   ao mundo”. Cada membro da Igreja é uma ovelha do rebanho do senhor, chamado a   santidade.  Isto não se dará sem sacrifício. “O cordeiro foi  imolado”. As ovelhas que fogem e procura outras pastagens não se alimenta da verdadeira comida e da verdadeira bebida, tem uma saciedade ilusória. Terá sempre uma sensação de vazio. “A quem iremos Senhor”.   “Só tu tens palavras de vida eterna”. Ovelha ferida retorne ao redil.  Quando Jesus disse: “Minha carne e verdadeira comida, meu sangue é verdadeira bebida”, muitos nesta hora, abandonaram o senhor, dizendo:  “Esta palavra é dura demais”. Jesus olhou para os seu apóstolos  e disse:  “Vocês também querem  ir embora?”. Nesta hora  o  Apostolo Pedro disse: “Aquém iremos  senhor, só tu tens palavra de vida eterna”.
     Todo ser humano é por natureza um ser religioso. Tem sede de Deus. Toda historia do povo de Israel se  desenvolve num contexto religioso . Abrão, nosso pai na fé sai de sua terra e vai, peregrino  entrega a sua vida ao designo  de Deus. “tornar-se-á   Pai de uma grande multidão, tão numerosa como as estrelas do céu tão numeroso como a areia do mar. 
     Jesus é mais que Abrão,  Abrão construiu um povo, o povo da promessa.  Jesus, o filho de Deus veio a este mundo para salvar todas  as gentes que compõe esse povo.
Ele é o novo Moises, o verdadeiro libertador, que nos conduz não mais há uma libertação terrena, mas plena, total, definitiva. Nos liberta da morte eterna.  Nos  conduz  ao céu.  “Na casa de meu Pai há muitas moradas”.
     Para que os meios de  salvação  chegassem a todas as gentes, Jesus construiu uma obra que ficará aqui na terra até o fim dos tempo, esta obra é a sua Igreja.  “Pedro tu és pedra e sobre ti edificarei   a  minha Igreja”. Esta Igreja, como já vimos é organizado pelo Senhor, e governada pelo Espirito Santo, na pessoa  do santo Padre o Papa e os Bispos,  legítimos sucessores  dos  apóstolos. Oque não é legitimo não contem e nem transmite a seiva da verdadeira libertação.  “Eu sou a videira verdadeira” ( Jo  15,1 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário