segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


DIACONO.
     O diaconato é um ministério presente na igreja desde a sua origem, o primeiro mártir da Igreja foi um diácono. Santo Estevão. Celebramos a sua festa no dia 26 de dezembro.

     A ORIGEM DOS MINISTÉRIOS NA IGREJA DE CRISTO

          O conceito de ministério na Igreja  (diaconia  =  serviço ), caracteriza globalmente todos os serviços numa comunidade fundada em torno de cristo e sua Igreja  (Grelot, Pierre, Eglise et ministéries ). Provem do serviço a palavra e a missão. São dons do Espírito Santo à Igreja.  Os ministérios não acontecem por decreto, de cima para baixo, é gerado no meio do povo. São dons de Deus postos em pratica na comunidade  ( Jose Comblin, O Futuro dos Ministérios , Edt Vozes ).
     Toda Igreja é ministerial.  Todos os batizados tem o direito de exercer, a seu modo, segundo o carisma, um trabalho na Igreja, sempre em sintonia com o seu bispo e seu pároco, nunca em desacordo com eles. Em tudo haja unidade, sem unidade  nada prospera , nada se  edifica, nada constrói.
     Os ministérios  tiveram sua origem nas primeira comunidades cristãs.  Após ascensão de Jesus, um  pequeno rupo se reúne em torno dos “doze”, em meio as perseguições  e ao martírio, anunciam a ressurreição de cristo.  Após a morte de Estevão e de Tiago não se fala mais no ministério dos  “doze”. A função dos “doze”  era:  pregar o evangelho e dirigir a comunidade ( At  2,29-36 ).  No inicio toda a comunidade estava nas mão deles, na medida que a comunidade ia crescendo, repartiam as funções. Em At 6,1-14, temos a escolha dos  sete eleitos pela comunidade. Os diáconos cuidavam da assistência  às viúvas e aos órfãos serviam as mesas  e dirigiam as comunidades. Na Igreja do rito Maronita,  a função do diácono é superior ao presbítero. É o diácono que coordena a comunidade, como acontecia nas primeiras comunidades cristãs. O governo da diocese, claro, é do bispo, mas a paróquia compete ao diácono. 
        O  diaconato  é o primeiro ministério instituído  na Igreja, pelos apóstolo   (  Fl  1.1;  1Tm 3,8 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário