sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ao escrever este poema, que deu origem a música, Ovelha ferida não imaginava que pudesse tocar a tantas pessoas. A mensagem central é o chamado. O convite. Ovelha ferida retorne al redil. A ovelha ou o cordeiro aparece muitas vezes na bíblia. Na noite da libertação do povo hebreu no Egito, a casa marcada com o sangue do cordeiro foi preservada nenhum membro desta casa sofreu qualquer dano a sua vida. Foi totalmente preservado. A palavra ovelha aparece na bíblia milhares de vezes. Cordeiro ou ovelha. Seguem algumas citações. Gn 4.2, Abel foi pastor de ovelhas. Ex 21.37, Se alguém roubar um boi ou uma ovelha.... Nm,27.17, Para que o povo de senhor não seja com ovelha sem pastor. 2 Sm,14.17, Porem estas ovelhas o que te fizeram? 1 Rs, 22.17, Então ele disse: “Eu vi todo Israel disperso pelas montanhas Como um rebanho sem pastor. E Iahweh me disse: Eles não tem mais Senhor, Que cada um volte em paz para a sua casa!” 1 Cr 17.7, Eis agora o que dirás ao meu servo Davi: Assim fala Iahweh dos execitos: Fui eu quem te tirou do pastoreio, de detrás das ovelhas, para seres chefe do meu povo Israel. 1 Cr,21.17, e Davi disse a Deus: Não fui eu quem mandou recensear o povo? Não fui eu quem pecou e cometeu o mal? Mas estes, o rebanho, que fizeram? 2 Cr,18.16, Então ele respondeu: Eu vi todo o Israel disperso pelas montanhas Como um rebanho sem pastor. Sl, 44.12, Tu nos entregas como ovelhas de corte... Sl,44.23, É por vossa causa que nos matam todo o dia, e nos tratam como ovelhas de corte. Sl,49.15, São como o rebanho destinado ao Xeol. Sl,78.52, Fez seu povo partir como um rebanho e como ovelhas conduziu-os no deserto. Sl,78.70, Escolheu Davi, seu servo, tirou-o do aprisco das ovelhas. Sl,79.13, Quanto a nós, teu povo, rebanho do teu pasto, nós te celebramos para sempre. Sl,95.7, Sim, é ele o nosso Deus E nós o povo de seu pasto, o rebanho de sua mão. Sl,119.176, Eu me desvio como ovelha perdida: vem procurar o teu servo! Ct,4.2, Teus dentes um rebanho tosquiado, Subindo após o banho, Cada ovelha com seus gêmeos, Nenhuma delas sem cria. Ec,2.7, Adquiri escravos e escravas, tinha criadagem e possuía muitos rebanhos de vacas e ovelhas mais que meus predecessores em Jerusalém. Is, 53.6, Todos nós como ovelhas, andávamos errantes, seguindo cada um o seu próprio caminho, mas Javé fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Is,53.7, Foi maltratado, mas livremente humilhou-se e não abriu a boca, como cordeiro conduzido ao matadouro; como ovelha que permanece muda na presença dos tosquiadores, ele não abriu a boca. Jr, 23.1, Ai dos pastores que perdem ou dispersam as ovelhas do m eu rebanho – Oráculo de Javé. Jr, 23.2, Por isso, assim disse javé, Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, a expulsastes e não cuidastes delas. Jr, 50.6, Ovelhas perdidas era o meu povo. Seus pastores as fizeram errar, as montanhas as desorientaram, foram de montanha em colina, esqueceram o seu redil. Ez, 34;1-4.10, A palavra de Javé me foi dirigida nestes termos: 2Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel, profetiza e dize-lhes: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentarem os seu rebanhos? 3Vós vos alimentais com leite, vos vestis de lã e sacrificais as ovelhas mais gordas, mais não apascentais o rebanho! 4Não restaurastes o vigor das ovelhas mais abatidas. 10,Assim diz o senhor Javé: Livrarei minhas ovelhas de sua boca e não continuarão a servir-lhes de presa. Ez, 34.17, Quanto a vós, minhas ovelhas, Assim diz o Senhor Javé: Eis que julgarei entre ovelha e ovelha. Ez, 34.31, E vós, minhas ovelhas, vós sois o rebanho humano do meu pasto, e eu sou o vosso Deus, oráculo do Senhor Javé. Zc, 10.2, ... Por isso eles partiram como ovelhas que sofrem porque não tem pastor. Zc,13.7, Espada, levanta-te contra o meu pastor e contra o homem meu companheiro, fere o pastor, que minhas ovelhas sejam dispersadas! Mt, 7.15, Guardai-vos dos falsos profetas, que vem a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Mt,10.6, Dirigi-vos, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mt, 10.16, Eis que vos envio como ovelhas entre lobos. Mt, 12.12, Ora, um homem vale muito mais que uma ovelha! Mt, 15.24, Jesus respondeu: “Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel.” Mt, 18.12, Que vos parece? Se um homem possui cem ovelhas e uma delas extravia, não deixa ele as noventa e nove nos montes e vai em busca daquela que se extraviou. Mt,25.32, Ele separará os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos bodes. Mt, 26.31, Jesus disse-lhes então: “Essa noite todos vós vos escandalizareis por minha causa, pois está escrito: Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mc, 6.34, Assim que ele desembarcou, viu uma grande multidão e ficou tomado de compaixão por eles, pois estavam como ovelhas que não tem pastor. Mc, 14.27, Ferirei o pastor e as ovelhas se dispersaram. Lc, 15.4, Qual de vós, tendo cem ovelhas e perder uma, não abandona as noventa e nove no deserto e vai, e vai em busca daquela que se perdeu, até encontrá-la. Jo, 10.1-4, Em verdade, em verdade, vos digo: Quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante; oque entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre: as ovelhas ouvem a sua voz e ele chama as suas ovelhas uma por uma e as conduz para fora. 4Tendo feito sair todas as que são suas, caminha a sua frente e as ovelhas o seguem, pois conhecem a sua voz. Jo, 10.11, Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas. Jo, 10.16, Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Jo,10.26, Mas voz não credes, porque não sois das minhas ovelhas. Jo,10.27, As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Jo, 21.16, Pela segunda vez disse-lhe: Simão, filho de João, tu me amas? –“ Sim, Senhor,” disse ele, “tu sabes que eu te amo”. Disse-lhe Jesus: “apascenta as minhas ovelhas” At, 8.32, Como ovelha fui levado ao matadouro. Rm, 8.36, Segundo está escrito: Por sua causa somos postos a morte o dia todo, somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro. Hb, 13.20, O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos, aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande Pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 2vos torne aptos a todo bem para fazer a sua vontade. 1 Pe 2.25, Pois estáveis desgarrados como ovelhas, mas agora retornastes ao pastor e guarda de vossas almas

Nenhum comentário:

Postar um comentário