terça-feira, 2 de julho de 2013

ARQUITETURA RELIGIOSA

Terça-feira, 17 de abril de 2012 Arquitetura Religiosa no Brasil Colonial A arquitetura religiosa do Brasil colonial é marcada pelo estilo barroco. Após o processo de reformas religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja católica havia perdido muito espaço e poder, mesmo assim os católicos continuavam influenciando o cenário político, econômico e religioso na Europa. No Brasil o barroco entrou no século XVII, trazidos por artista que viajavam para a Europa e permaneceu até o final do século XVIII. Características das Obras: As pinturas e esculturas deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, embora com o passar do tempo fosse assumindo características próprias. O celeiro de produção Arquitetura religiosa no Brasil colonial de obras barrocas esta no estado de Minas Gerais, nas regiões de mineração de ouro. Quem viaja paro Ouro Preto, São João Del Rei, Mariana, pode constatar o quanto ficou marcado o traço barroco nas edificações das Igrejas, capelas das fazendas e outras. O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho. Suas obras tinham um forte significado religioso, eram feitas em madeira e pedra sabão. Entre as obras que imortalizaram o artista podemos citar: Os Doze Profetas e os Passos da Paixão, que se encontram na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do campo (MG). Destacam-se também outros importantes artistas do barroco brasileiro: O pintor mineiro Manoel da Costa Ataíde e o escultor carioca mestre Valentim. No estado da Bahia também o barroco se destacou, aparece na decoração das igrejas em Salvador, a igreja de São Francisco da ordem terceira é uma delas

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