sábado, 21 de julho de 2012


Ovelha ferida retorne ao redil
enxugue suas lágrimas
Perdoe quem te feriu

As vezes sente vergonha em retornar
Na casa do pai ha muitas moradas
Aqui também, é seu lugar.

Ovelha ferida retorne ao redil
enxugue suas lágrimas
Perdoe quem te feriu

Deixe o Espírito Santo falar em seu coração
com sua voz calma e suave te conduz pela mão.

Ovelha ferida retorne ao redil
enxugue suas lágrimas
Perdoe quem te feriu.

A Igreja te acolhe ela é casa de irmãos
Não pergunta oque fez, te concede o perdão.

Ovelha ferida retorne ao redil
Enxugue suas lágrimas
Perdoe quem te feriu.
Ao escrever este poema, que deu origem a música, Ovelha ferida não imaginava que pudesse tocar a tantas pessoas. A mensagem central é o chamado. O convite. Ovelha ferida retorne al redil. A ovelha ou o cordeiro aparece muitas vezes na bíblia. Na noite da libertação do povo hebreu no Egito, a casa marcada com o sangue do cordeiro foi preservada nenhum membro desta casa sofreu qualquer dano a sua vida. Foi totalmente preservado. A palavra ovelha aparece na bíblia milhares de vezes. Cordeiro ou ovelha. Seguem algumas citações.
Gn 4.2, Abel foi pastor de ovelhas.
Ex 21.37, Se alguém roubar um boi ou uma ovelha....
 Nm,27.17, Para que o povo de senhor não seja com ovelha sem pastor.
2 Sm,14.17, Porem estas ovelhas o que te fizeram?
1 Rs, 22.17, Então ele disse: “Eu vi todo Israel disperso pelas montanhas
Como um rebanho sem pastor.
E Iahweh me disse: Eles não tem mais Senhor,
Que cada um volte em paz para a sua casa!”
1 Cr 17.7, Eis agora o que dirás ao meu servo Davi: Assim fala Iahweh dos execitos: Fui eu quem te tirou do pastoreio, de detrás das ovelhas, para seres chefe do meu povo Israel.
1 Cr,21.17, e Davi disse a Deus: Não fui eu quem mandou recensear o povo? Não fui eu quem pecou e cometeu o mal? Mas estes, o rebanho, que fizeram?
2 Cr,18.16, Então ele respondeu:
Eu vi todo o Israel disperso pelas montanhas
Como um rebanho sem pastor.
Sl, 44.12, Tu nos entregas como ovelhas de corte...
Sl,44.23, É por vossa causa que nos matam todo o dia,
e nos tratam como ovelhas de corte.
Sl,49.15, São como o rebanho destinado ao Xeol.
Sl,78.52, Fez seu povo partir como um rebanho
e como ovelhas conduziu-os no deserto.
Sl,78.70, Escolheu Davi, seu servo,
tirou-o do aprisco das ovelhas.
Sl,79.13, Quanto a nós, teu povo, rebanho do teu pasto,
nós te celebramos para sempre.
Sl,95.7, Sim, é ele o nosso Deus
      E nós o povo de seu pasto,
      o rebanho de sua mão.
Sl,119.176, Eu me desvio como ovelha perdida:
         vem procurar o teu servo!
Ct,4.2, Teus dentes um rebanho tosquiado,
Subindo após o banho,
Cada  ovelha com seus gêmeos,
Nenhuma delas sem cria.
Ec,2.7, Adquiri escravos e escravas, tinha criadagem e
possuía muitos rebanhos de vacas e ovelhas mais que meus predecessores em Jerusalém.
Is, 53.6, Todos nós como ovelhas, andávamos errantes, seguindo cada um o seu próprio caminho,
mas Javé fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.
Is,53.7, Foi maltratado, mas livremente humilhou-se e não abriu a boca,
como cordeiro conduzido ao matadouro; como ovelha que permanece muda na presença
dos tosquiadores, ele não abriu a boca.
Jr, 23.1, Ai dos pastores que perdem ou dispersam as ovelhas do m
eu rebanho – Oráculo de Javé.
Jr, 23.2, Por isso, assim disse javé, Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, a expulsastes e não cuidastes delas.
Jr, 50.6, Ovelhas perdidas era o meu povo.
Seus pastores as fizeram errar, as montanhas as desorientaram, foram de montanha em colina,
esqueceram o seu redil.
Ez, 34;1-4.10, A palavra de Javé me foi dirigida nestes termos: 2Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel, profetiza e dize-lhes: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentarem os seu rebanhos? 3Vós vos alimentais com leite, vos vestis de lã e sacrificais as ovelhas mais gordas, mais não apascentais o rebanho! 4Não restaurastes o vigor das ovelhas mais abatidas. 10,Assim diz o senhor Javé: Livrarei minhas ovelhas de sua boca e não continuarão a servir-lhes de presa.
Ez, 34.17, Quanto a vós, minhas ovelhas, Assim diz o Senhor Javé: Eis que julgarei entre ovelha e ovelha.
Ez, 34.31,  E vós, minhas ovelhas, vós sois o rebanho humano do meu pasto, e eu sou o vosso Deus, oráculo do Senhor Javé.
Zc, 10.2, ... Por isso eles partiram como ovelhas que sofrem porque não tem pastor.
Zc,13.7, Espada, levanta-te contra o meu pastor e contra o homem meu companheiro,
fere o pastor, que minhas ovelhas sejam dispersadas!
Mt, 7.15, Guardai-vos dos falsos profetas, que vem a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes.
Mt,10.6, Dirigi-vos, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Mt, 10.16, Eis que vos envio como ovelhas entre lobos.
Mt, 12.12,  Ora, um homem vale muito mais que uma ovelha!
Mt, 15.24, Jesus respondeu: “Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel.”
Mt, 18.12, Que vos parece? Se um homem possui cem ovelhas e uma  delas extravia, não deixa ele as noventa e nove nos montes e vai em busca daquela que se extraviou.
Mt,25.32,  Ele separará os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos bodes.
Mt, 26.31, Jesus disse-lhes então: “Essa noite todos vós vos escandalizareis por minha causa, pois está escrito: Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho se  dispersarão.
Mc, 6.34, Assim que ele desembarcou, viu uma grande multidão e ficou tomado de compaixão
por eles, pois estavam como ovelhas que não tem pastor.
Mc, 14.27,  Ferirei o pastor e as ovelhas se dispersaram.
Lc, 15.4,  Qual de vós, tendo cem ovelhas e perder uma, não abandona as noventa e nove no deserto e vai, e vai em busca daquela que se perdeu, até encontrá-la.
Jo, 10.1-4, Em verdade, em verdade, vos digo:  Quem não entra pela porta no redil das ovelhas,
mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante; oque entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre: as ovelhas ouvem a sua voz e ele chama as suas ovelhas uma por uma e as
conduz para fora. 4Tendo feito sair todas as que são suas, caminha a sua frente e as ovelhas o seguem, pois conhecem a sua voz.
Jo, 10.11, Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas.
Jo, 10.16, Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil.
Jo,10.26,  Mas voz não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
Jo,10.27, As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas
me seguem.
Jo, 21.16,  Pela segunda vez disse-lhe: Simão, filho de João, tu me amas? –“ Sim, Senhor,” disse ele, “tu sabes que eu te amo”. Disse-lhe Jesus: “apascenta as minhas ovelhas”
At, 8.32,  Como ovelha fui levado ao matadouro.
Rm, 8.36, Segundo está escrito: Por sua causa somos postos a morte o dia todo,
somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro.
Hb, 13.20,  O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos, aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande Pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 2vos torne aptos a todo bem para fazer a sua vontade.
1 Pe 2.25,  Pois estáveis desgarrados como ovelhas, mas agora retornastes ao pastor
e guarda de vossas almas.
                                         




                                             As ovelhas na terra de Jesus.

          Na terra de Jesus, este tipo de animal, fazia parte da economia local. Até hoje, é assim.
A ovelha fornece boa parte do sustento das famílias, a lã, para o vestuário, leite, manteiga, queijo. A bolça para transporte de água, feita do couro das ovelha ,além das botijas de vinho . Utensílio domestico feito de ossos, chifre, usado como instrumento musical, remédios para queimadura, como pomadas, graxa para untar eixos de carruagens. O numero do rebanho, na Palestina era grande, Palestina e Síria ofereciam boas pastagens, os terrenos para a criação de ovelhas eram grandes. As ovelhas pastavam no próprio deserto, após as chuvas de inverno as plantas que brotavam, eram alimentos delas. Um pastor cuidava, sozinho, de um grande rebanho. Muitos  pastores morriam defendendo uma  ovelha de um lobo feroz. As ovelhas deviam ser protegidas das feras, dos ladrões, e do tempo inclemente.   ( Gn 31,38-40 ). Eis que ha vinte anos estou contigo: tuas ovelhas e tuas cabras não abortaram e eu não comi os cordeiros do teu rebanho. 39Não te apresentei os animais despedaçados pelas feras, mas eu mesmo compensava sua perda: de mim reclamavas oque fora roubado de dia e o que fora roubado de noite.
Segundo, nota da Bíblia de Jerusalém, o pastor era isento de culpa se mostrasse restos do animal destroçado pelas feras. Caso contrário tinha severa punição.

                                                             


                                                                 PASTOR E REBAHO

          A figura do pastar, perpassa todo o universo bíblico, o mesmo acontece com rebanho e ovelha. Nos cultos, rituais e oferendas a ovelha esta em destaque. Por ser algo de valor, é oferecida a Deus  em sacrifício. Sabendo da sentença de morte, a ovelha se dirige muda ao matadouro. Na dedicação do templo do rei Salomão, foram sacrificadas 120 000 ovelhas. ( 1 Reis 8.63 )  “Salomão imolou, para o sacrifício de comunhão que ofereceu a javé, vinte e dois mil bois, e cento e vinte mil ovelhas.
          “Profundamente radicada na experiência dos “arameus nômades”  ( Dt 26,5 ) que foram os patriarcas de Israel em meio a uma civilização pastoril ( Gn 4,2 ), a metáfora do pastor que conduz seu rebanho exprime admiravelmente dois aspectos – aparentemente contrários, e amiúde, separados – da autoridade exercida sobre os homens. O pastor é ao mesmo tempo um chefe e um companheiro. É um homem forte, capaz de defender  seu rebanho contra as feras ( 1S 17,34-37 ; Mt 10,16;  At 20,29 ) é também delicado com suas ovelhas, conhecendo o seu estado ( Pv 27,23 ), adaptando-se a sua situação ( Gn 33,13 ), levando-as em seus braços ( Is 40,11 ), acariciando esta ou aquela “como sua filia” ( 2S 12,3 ). Sua autoridade é indiscutida, é baseada no devotamento e no amor. De resto no antigo Oriente  ( Babilônia e Assíria ), os reis gostavam de se considerar como pastores aos quais a divindade havia confiado o serviço de reunir as ovelhas do rebanho e delas cuidar. Sobre este pano de fundo a bíblia pormenoriza as relações que unem Israel e Deus, através de Cristo e seus delegados.
             Joaquim Jeremias, no livro Jerusalém no tempo de Jesus, conta que nem todos os pastores eram vistos de forma confiável. Existiam também os maus pastores. Na lista das profissões que um pai não devia recomendar a seu filho aparece a profissão de pastor. Pesava uma suspeita sobre  os pastores que não gozavam de boa reputação. Conforme provava a experiência, na maioria das vezes eram desonestos e gatunos; pastoreavam seus rebanhos em propriedades alheias, e o que ainda é mais grave, extorquiam a renda dos rebanhos.  A ideia angelical dos  pastores não era uniforme e nem comum a todos no empo de Jesus.  Quando Jesus diz: Eu sou o bom pastor, já se conclui que existem também os maus pastores.  ( Jo 10,11; Ez 34,1; Jr 23,1-3; Mq 2,13; ). O profeta Ezequiel, chamado por Deus, não poupou os maus pastores. O povo de Israel, exilado na babilônia, tem  permissão de culto, porem está sobre a direção de maus pastores. O rebanho do Senhor deve ser preservado. Ez 34,1; “Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos!” O profeta Ezequiel é muito atual. Oque ele condenou a dois mil e quinhentos anos, está acontecendo hoje. Se o rebanho do senhor, o seu povo, lesse o profeta Ezequiel, vomitaria sobre muitos pastores, que estão construindo verdadeiros impérios econômicos com o dinheiro dos mais pobres. São verdadeiros gatunos. O profeta Jeremias, para mim que sou teólogo, o vejo também bastante atual. Quando sai em defesa do rebanho do senhor, seus oráculos fazem tremer. O profeta Jeremias teria nascido no ano 650  aC. O  auge de seu trabalho se dá entre 605 a 587 aC, quando Nabucodonosor tem sua ascensão ao trono e destrói Jerusalém.



                                                    Pastor e Rebanho no AT.


          Javé, chefe e pai do rebanho.  -  Contrariamente ao que se poderia pensar, Javé não traz quase nunca o título de pastor:  duas designações antigas  (  49,24;  48,15; ) e duas invocações do saltério  ( Sl  23,1;  80,2;  ).  O título parece reservado  Àquele que deve vir. Por outro lado se esse titulo não é alegoricamente transferido a javé, pode-se descrever em uma verdadeira parábola do bom pastor as relações de Deus  com o seu povo. Por ocasião do Êxodo ele tangeu o seu povo como ovelhas  ( Sl 95,7 ), como um rebanho no deserto ( Sl  78,52s ). Assim como um pastor que apascenta o seu rebanho pega em seus braços os cordeiros e os põe sobre o peito, e leva ao descanso as ovelhas mães.   ( Is  40,11 ),  assim Javé continua a conduzir o seu povo ( Sl  80,2 ). É verdade, Israel  mais parece uma novilha renitente que um cordeiro numa campina  ( Os  4,16 ); terá que partir cativo ( Jr  13,17 ). Então de novo, Javé os “guiará para as águas borbulhantes” ( Is 49,10 ), reunindo as ovelhas dispersas ( Is 56,8 ) “com um assovio”  ( Zc 10,8 ). Ele mostrará a mesma solicitude para com cada fiel, que de nada sente falta e nada tem a temer sob o cajado de Deus  ( Sl  23,1-4 ).  Em fim a sua misericórdia se estende a toda carne.


                                             O Rebanho e Seus Pastores

          O Senhor confia a seus servos as ovelhas que ele mesmo apascenta  ( Sl  100,3;  79,213;  74,1;  Mi  7,11 ) ele as guia pelas mãos de Moises  ( Sl 77,21 )  e, para evitar que a comunidade de Javé fique sem pastor, designa Josué como chefe depois de Moises (  Nr 27,15-20  ; ele tira Davi de  detrás do redil das ovelhas par fazê-lo apascentar  seu povo  (  78,70ss;  2S  7,8; 24,7 ).
          Enquanto recebem o título de pastor os juízes  ( 2S  7,7 ).  Os chefes do povo  ( Jr  2,8 ) e  os príncipes das nações  ( Jr  25,34ss;  Na  3,18;  Is  44,28;  ), este como no caso de Javé não é expressamente dado aos reis de Israel; essa função, contudo, lhes é atribuída  (  1R  22,17; Jr  23,1-2;  Ez  34,1-10 ).É, porque, com efeito, o titulo é reservado ao novo Davi, constituindo assim um elemento da esperança escatológica.  Essa é a mensagem de Ezequiel, preparada pela de Jeremias:  Javé retoma a direção de seu rebanho e irá confiá-lo ao seu Messias.
          Os pastores de Israel, com efeito, se mostraram infiéis à sua missão. Não buscaram Javé  ( Jr  10,21 ), revoltaram-se contra Ele (  Jr  2,8  ), não se ocupando do rebanho, mas apascentando a si próprios   ( Ez  34,3 ), deixando as ovelhas se tresmalharem e se dispersarem  ( Jr  23,1ss;  50,6;  Ez  34,1-10 ). “todos estes pastores serão pasto do vento” ( Jr  22,22 ). Segundo o augúrio do profeta (Mi  7,14ss), Javé assumirá o rebanho ( Jr  23,3 ) irá reuni-lo,  (  Mi  4,6  )  reconduzi-lo  (  Jr  50,19 ), e guardá-lo  ( Jr  31,10; Ez  34,11-22 ).  E então, tentará provê-lo de pastores segundo o seu coração, que apascentarão  com inteligência e sabedoria” ( Jr 3,15  23,4); e enfim, segundo Ezequiel, não haverá mais senão um só pastor, novo Davi, com Javé como Deus  ( Ez  34,23s ): tal será o rebanho que eu apascento ( Ez 34,31 )  e que se multiplicará ( Ez  36,37 ) : sob esse único pastor, Judá e Israel, outrora inimigos, serão unificados ( Ez  37,22.24; Mi 2,12s ).
          Contudo, depois do exilio, os pastores da comunidade não correspondem à expectativa de      Javé, e Zacarias retoma a polêmica  contra eles, anunciando o destino do pastor futuro. Javé irá visitar em sua ira esses maus pastores   ( Zc  10,3;  11,4-17 )  e brandir a espada  ( Zc  13,7 );  do Israel a assim purificado sobreviverá um Resto  ( Zc  13,8s ).  O contexto da profecia convida a ver no pastor  que é ferido  ( Zc  13,7 ) não o Pastor insensato  ( ZC  11,15ss ) e sim o “transpassado” ( Zc  12,10).  Esse Pastor se identifica concretamente com o servo que, como uma ovelha muda, deve justificar com o seu sacrifício as ovelhas dispersas  ( Is  53,6s.11s ).



                                                   Deus Ama O Seu Rebanho
          Quanta sabedoria divina encontramos nestes textos sagrados que falam do rebanho do Senhor. Temos a alegorias, as comparações, este mesclar vida de pastoreio, que tange o rebanho, zela e cuida dele com o sonho de Deus de manter a unidade de seu povo. Nenhum pastor quer ver o seu rebanho disperso. O bom pastor vai atrás daquela ovelha que se desgarrou do rebanho, cura a que está ferida, procura as melhores pastagens, quando a tarde cai, as recolhe no redil. Passa  noite em  vigília protegendo-as dos lobos ferozes . Chama-as pelo nome e elas reconhecem a voz de seu pastor, não seguem a estranhos.  Quando o pastor é atacado e ferido, o rebanho se dispersa. Pode acontecer de uma ou outra ovelha se desgarrar do rebanho, fugir para outro aprisco e não querer mais voltar, mesmo assim o pastor tenta reconduzi-la ao seu redil
          O povo de Israel, num dado momento da história, era como ovelha sem pastor. Seguia vozes estranhas. Deuses estranhos,  contaminaram-se com os rituais pagãos do Egito e da Babilônia. Não tinha mais uma fé genuína. Deus tem ciúme de seu povo, envia santos pastores para orientá-los, e chama-los de volta. E, que entendam,  fora de mim não há outro Deus. Eu sou o Deus de Abrão, Isaque e Jacó. “ A mãe será capaz de se esquecer ou de não lembrar daquele filho que gerou e se existir acaso tal mulher, Deus se lembra de nós em seu amor”. Deus nunca esquece ou abandona o seu povo. O povo pertence a Deus e Ele o conduz. Ninguém pode explorar a boa fé do povo eleito de Deus. Nem tão pouco, manipulá-lo induzindo ao erro. A Lei de Deus que está no decálogo, não pode ser suprimida por nenhuma outra lei dos homens. “Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens. ( At  5,9 )” .
          O  rebanho do senhor no At, nem sempre obedeceu a Deus e seus pastores, várias vezes, quebrou a aliança que javé fez com eles. Estas desobediências custaram dois longos exílios. Quem rompe com o Senhor torna-se escravo.  No Egito, a escravidão durou 215 anos. Na Babilônia, o cativeiro foi também considerado um exilio,  é a deportação em maça dos hebreus do antigo Reino de Judá transferido para a Babilônia. Estamos no período do Rei Nabucodonosor. Aconteceram duas amargas deportações.  A primeira aconteceu no ano 598 a.C, quando o Rei Joaquim, um homem fraco, se rendeu a Nabucodonosor, Rei da Babilônia. Só recordando, Rei Joaquim era de Jerusalém. Destacamos neste período, os profetas, Jeremias, Ezequiel e Daniel, homens de Deus que purificaram a fé do povo de Israel. A segunda deportação, acontece em 587 a.C, neste período, Jerusalém foi totalmente destruída, na chamada revolta de Judá. No Reinado de Ciro, ano de 538 a.C terminou o cativeiro e o povo volta para Jerusalém graças a um decreto de Ciro.  O exilio da Babilônia durou 70 anos.


Pe Geraldo Rodrigues Bahia

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